3 dicas para jovens profissionais de Relações Públicas

Olá, bem-vindo (a) ao Amigos Consultores! Se você já é nosso leitor, bem-vindo de volta 🙂

Se você está pensando em seguir carreira como Relações Públicas, aí vão 3 dicas para ampliar suas chances de sucesso como profissional. São três pontos que eu aplico desde o início da minha carreira, em 2002, e que tenho a convicção de que poderão te ajudar também!

1)    Invista em networking: desde o início do curso, procure ter um registro com nome, e-mail e celular (empresa, facebook, twitter…) dos seus colegas de aula e professores. É um registro simples que vai te ajudar ter uma boa rede de contatos acadêmicos e profissionais durante sua carreira. Diferente do que muitos falam por aí, a universidade também faz parte da sua carreira. Procure participar de eventos e palestras promovidos pelo Curso, e faça contatos com os palestrantes também. E, é claro, mantenha essa lista sempre atualizada.

2)    Empreenda, arrisque: tive muitos colegas que esperaram chegar próximo a formatura para arriscar trabalhar na área de comunicação. Sei que às vezes é difícil abrir mão de um salário bom em outra área (até porque provavelmente é esse salário que paga sua faculdade), mas quanto antes você puder fazer isso, maiores são suas chances de sucesso. Trabalhar com comunicação te proporciona um grande aprendizado e amplia a sua rede de contatos.

3)    Crie um portfólio de projetos: isso é uma prática bem comum dos nossos colegas publicitários, e que devemos procurar repetir. Os trabalhos acadêmicos que você desenvolver durante o curso são super importantes para sua carreira. Peça a um designer para produzir esse portfólio, fica mais profissional. Faça também uma versão eletrônica, como um blogfólio, por exemplo. Projetos de planejamento, assessoria, diagnóstico, mapeamento de públicos e principalmente de estágio são ótimas oportunidades para quem ainda não atua na área de incluir trabalhos em seu portfólio.

O curso de Relações Públicas te amplia a visão de mundo e te facilita a compreensão das estratégias de negócio das empresas. Seja criativo, inove, faça diferente. O mercado tem bastante espaço para profissionais especialistas que desenvolvem projetos com paixão, vontade e dedicação.

Boa sorte e sucesso!

Sobre Christian H. Mendes

Christian H. Mendes é Reputation Advisor na Oversize Reputation (http://oversize.cc/). É graduado em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pela Unisinos (RS) e trabalha na última década como pesquisador e mentor da área de Reputação Pessoal. Já formou mais de 570 Líderes de Pensamento na sua metodologia própria, além de ter levado um cliente para a lista de 30 Mais Influentes do Brasil com Menos de 30 Anos da Revista Forbes Brasil.
Esse post foi publicado em carreira, comunicação, relações públicas e marcado , . Guardar link permanente.

9 respostas para 3 dicas para jovens profissionais de Relações Públicas

  1. ezilch disse:

    Adorei Christian!
    Ótimas dicas! Quero o quanto antes começar a trabalhar na área… Sei como isso é importante! Farei o possível pra começar logo! Hehe… Beijos, colega! Sucesso para todos nós!

  2. Que bom que gostou! 🙂
    Quanto antes começar, mais rápido os resultados aparecerão.Agora que sabe o caminho, pode vir sempre visitar o blog.

  3. Luziene disse:

    Achei legal mas ainda não faço rp, vou iniciar a faculdade no ano que vem. Seria possível falar sobre o que vou encontrar na faculdade e o mercado de trabalho para um rp, christian? É necessário mesmo ter o domínio de várias líguas? Eu queria uns conselhos, se fosse possível.
    BJS

  4. Oi Luziene! Tudo jóia? Primeiro sobre as línguas. 🙂 É claro que apenas saber apenas uma língua te colocará em desvantagem se fores trabalhar em uma empresa que atue em vários países (ou pelo menos um, exceto o Brasil). Te recomendo fazer aulas de Inglês e Espanhol, e se possível uma terceira língua. Francês, Alemão, Italiano, Mandarim… Tudo depende de onde vais querer trabalhar. Seguramente posso te afirmar que, MUITO mais importante que qualquer língua estrangeira, é tu saberes BEM o português. Parece mentira, mas tem muita gente em nossa área com problemas sérios na escrita e mais sérios ainda na fala. Expressões como “prá mim fazer” e “que seje” são campeãs das gafes cometidas por profissionais. Isso queima teu filme, então dá uma boa atenção a nossa língua e faz pelo menos um curso de atualização por ano. Curso como redação jornalística, redação publicitária e comunicação empresarial irão ser muito úteis.

  5. Luziene, tua segunda pergunta era sobre faculdade versus mercado. Bem, posso te falar sobre o mercado do RS e sobre a Unisinos. Serve? 🙂 O curso de RRPP da Unisinos te transformará numa estrategista em relacionamento. Vais aprender muito sobre planejamento, pesquisa e redação, que no meu ponto de vista são os três pilares da nossa profissão. O mercado vai te exigir dedicação full time, muito suor, muitas horas extras e capacidade de relacionamento. No início é sempre assim, mega puxado. Depois, tu vai conquistando credibilidade, e se gerir bem tua imagem, facilmente te colocarás onde quiser no mercado. Nossa, ficou parecendo uma profecia o que escrevi! 😀 É isso, espero ter te ajudado. Volte sempre ao blog e visite também o http://www.estrategiascolaborativas.wordpress.com , o blog da minha agência de relações públicas. Boa sorte!

  6. Luziene disse:

    Muito obrigado pelas respostas e pelas dicas christian 🙂 Eu não me vejo fazendo qualquer outra coisa, mas tenho meus receios (como a maioria dos jovens vestibulandos, acredito eu). Mas você conseguiu me ajudar sim, voltarei mais vezes.
    OBS.: Gostei da postagem sobre metodologia no seu blog rs!
    Abraço.

  7. daisy cristina disse:

    Ola Christian tudo bem?
    Pretendo prestar vestibular neste mês, pois estou adiando meu estudo faz algum tempo porém chegou a hora. Sempre gostei da idéia de cursar relações públicas porém ainda tenho muitas dúvidas. Li liga acima sua idéia sobre linguagem,escrita e pronuncias gostaria muito de conhecer algum projeto seu para ter uma idéia da profissão e se possível que você me descrevesse o perfil deste profissional. Adoro lidar com público porem sei que isso não é suficiente.
    Obs : Baixei o aplicativo do seu site e lhe deixei uma mensagem, gostaria mesmo da sua opinião.

    Obrigada

    I

    • Oi Daisy!

      Não sei se ainda dá tempo para eu te ajudar, talvez tu já tenhas prestado o vestibular.
      Bem, o que eu posso te dizer é que não é uma profissão fácil. Mas qual profissão é? 🙂
      O campo de atuação é bem amplo, portanto é complicado estabelecer um perfil do profissional de RRPP. Recomendo que tu procure a coordenadora do curso de RRPP da faculdade em que pretende cursar, e repita essa pergunta! Certamente ela tem muito mais qualificação e informação para te ajudar.
      Quanto aos projetos, também depende da área de atuação. Eu já organizei grandes eventos, já promovi marcas na mídia, já elaborei planos de comunicação… Tudo isso é Relações Públicas, e tem muito mais.
      Posso te dizer com segurança que as novas mídias favorecem nossa profissão. Mídias como o Facebook, por exemplo, que trabalham muito mais com relacionamento do que com marketing, precisam de profissionais com nosso conhecimento para aproximar empresas de pessoas e de outras empresas.

      Bem, espero ter te ajudado. Qualquer outra dúvida, me escreve para rp@christianmendes.com.br ok?

      Sucesso!

Deixe um comentário